Para o desafio da garantia de direitos básicos, a Organização utiliza estratégias no campo da Promoção, Proteção, Defesa e Garantia de Direitos da pessoa com Deficiência Intelectual.

Contudo, a APAE DE SÃO PAULO tem um desafio ainda maior: o de sensibilizar e apoiar as pessoas com Deficiência Intelectual no exercício do seu protagonismo, visando a sua emancipação e autodefensoria.

QUAIS SÃO OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

A pessoa com deficiência intelectual tem os mesmos direitos que todos os outros cidadãos. Ela tem direito a frequentar a escola regular e deve receber apoio da escola para superar as suas dificuldades/necessidades. Tem direito aos serviços de saúde, aos recursos da comunidade  e a oportunidades de trabalho.

Contudo existem alguns benefícios, que podem ser requeridos pela pessoa com deficiência:

-BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC-LOAS)
Este é um Benefício assistencial, onde a pessoa com deficiência tem direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, de forma continuada, de acordo com os termos da Lei Federal  nº 8.742 de 07/12/1993;
 
-GRATUIDADE NO SISTEMA DE TRANSPORTE MUNICIPAL/INTERMUNICIPAL - BILHETE ÚNICO ESPECIAL
Para utilização nos ônibus que circulam na cidade de São Paulo, Metrô e trens da CPTM (concedido através da Lei Municipal de São Paulo nª 11.250, de 01/10/92 e em razão do convênio de Integração tarifária, firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo em 14/10/2006);
 
-GRATUIDADE NO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL – CARTÃO BOM ESPECIAL
 
-GRATUIDADE NO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERESTADUAL

concedido através da Lei Federal nº 8.899, de 29/06/94

-SUSPENSÃO DO RODÍZIO DE VEÍCULOS DE SÃO PAULO.

-ISENÇÃO DE IPI, NA AQUISIÇÃO DE AUTOMÓVEIS, DIRETAMENTE OU POR INTERMÉDIO DE UM REPRESENTANTE LEGAL.